Quanto tempo leva para escrever um livro?




É uma das perguntas que mais escuto dos novos autores. Afinal, com toda razão, você não embarcaria em uma viagem sem saber quantas horas ficaria no carro.


Se você trabalhar sozinho, sem orientação especializada e sem uma metodologia de trabalho, que envolva um bom planejamento, fará um livro de 200 a 300 páginas em um tempo que varia de 1 a 3 anos. Entretanto, quando você conta com o acompanhamento de um book advisor, que irá te ajudar na elaboração e execução das ações planejadas para cada uma das etapas de construção de seu livro, o tempo para escrevê-lo cairá para 4 a 10 meses, dependendo do número de páginas estipulado, de sua disponibilidade de tempo e da complexidade do conteúdo.


Outro ponto importante: quando domina bastante o tema de seu livro e conhece bem o seu público-alvo, você levará em média 3 horas para produzir o conteúdo de uma página (considere uma página como 2 mil caracteres com espaço). Além da redação em si, nessas 3 horas já estão inclusos o tempo para pesquisa bibliográfica, levantamento de dados numéricos e qualitativos, reflexão e organização de ideias e informações. E quanto tempo isso daria para um livro completo?


Em uma situação em que você planeja escrever um livro de 200 páginas em 10 meses, dividimos as 200 páginas por 10 e chegamos ao resultado de 20 páginas por mês. Um mês possui 4 semanas, portanto serão 5 páginas semanais que você deverá escrever. Considerando que são 3 horas para a escrita de uma página, você precisará dedicar 15 horas semanais para a escrita dessas 5 páginas. Se você trabalhar de segunda a domingo em seu livro, estamos falando de uma dedicação diária ao redor de 2 horas e 10 minutos durante 10 meses.


Para escrever seu livro no menor tempo possível, além de conhecer bem seu tema e seus leitores, você precisará de foco, disciplina, bom planejamento e boa orientação.



Sobre Eduardo Villela

Eduardo Villela é Book Advisor e assessora pessoas, famílias e empresas na escrita e publicação de seus livros. Trabalha com escrita e publicação de livros desde 2004. Já lançou mais de 600 livros de variados temas, entre eles comportamento e psicologia, gestão, negócios, universitários, técnicos, ciências humanas, interesse geral, biografias e ficção infantojuvenil e adulta.



Posts Em Destaque
Posts Recentes