Autopublicação ou lançar seu livro por uma editora?

O que uma boa editora agrega ao autor? Expertise em estruturação, adequação e posicionamento do conteúdo da obra de acordo com as necessidades do público-alvo a quem ele se destina; know-how em marketing e comunicação do livro (marketing digital, assessoria de imprensa, merchandising nas livrarias e anúncios em revistas e almanaques das livrarias); e distribuição da obra aos diversos canais de vendas (livrarias, escolas, universidades, empresas, eventos, feiras literárias e e-commerces).


O autor que publicou seu livro de forma independente, normalmente conhece o assunto de sua obra, mas poucos autores conhecem em profundidade seus públicos-alvo e suas necessidades. E um número ainda menor deles sabe como promover e distribuir seu livro no mercado.


Nas editoras em que trabalhei, já lancei obras de autores que, primeiramente, publicaram seus livros em formatos impresso e digital por conta própria. Esses autores tinham muitas dificuldades para promovê-los e distribuí-los não só nas livrarias como também em outros canais. Nós, editores, somos sempre procurados por esse perfil de autor que deseja relançar sua obra conosco.


Os papéis de autores e editoras são complementares. É uma relação “ganha-ganha” na qual o desejo comum a ambos os lados é que o livro seja lido pelo maior número possível de leitores.


*Eduardo Villela orienta pessoas e empresas sobre como escrever e lançar livros. Possui mais de 13 anos de experiência no mercado editorial brasileiro e já trabalhou diretamente na publicação de mais de 500 livros de diferentes assuntos. Contato pelo e-mail eduardo@eduvillela.com .

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram
  • Facebook Basic Square
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social