top of page

Como obter reviews positivas para seu livro na Amazon


As avaliações e comentários positivos em um site como a Amazon são um impulsionador de vendas importante para o seu livro. Em meio aos vários novos livros adicionados todos os dias à plataforma e aos tantos já disponíveis, os reviews ajudam o seu livro a ganhar destaque lá.

O que isso significa para você? Se você quiser que seu livro alcance os leitores certos, você precisa fazer tudo ao seu alcance para colocá-lo diante deles. Uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é garantindo que seu livro tenha reviews. A falta deles prejudica as perspectivas do seu livro de duas maneiras. Em primeiro lugar, por conta do algoritmo da Amazon, é improvável que um livro sem avaliações seja notado pela grande maioria dos leitores que acessam a plataforma. Em segundo lugar, mesmo que as pessoas de alguma forma encontrem sua obra, é improvável que comprem sem um número confiável de reviews.

Isso acontece porque o consumo de produtos ou serviços pela internet é baseado em avaliações, que nada mais são do que relatos sobre a qualidade da experiência dos usuários. Na Amazon não é diferente. Quando um leitor vai comprar um livro no site, ele entra na página do livro, lê a sinopse, confere o currículo do autor e olha os comentários e avaliações deixados por outros leitores. Esse possível novo comprador passa boa parte do tempo na página do livro lendo esses feedbacks. São eles que vão incentivar a decisão de compra. Por isso, é importante ter avaliações positivas. Quando as pessoas veem que outros foram ajudados ou entretidos por um livro, isso lhes dá a confiança de que poderão usufruir do mesmo resultado.

E como obter essas resenhas? Você pode fazer isso de duas formas:

1 - A amazon só permite que a pessoa comente e avalie se ela tiver comprado o livro na plataforma. Por isso, é importante quando for lançar seu livro selecionar pessoas como familiares, amigos e contatos profissionais, nas primeiras semanas do lançamento, sugerir a elas que o comprem na amazon e, caso gostem da leitura, avaliem dando estrelas, escrevam um breve comentário, uma pequena resenha, dizendo porque recomendam a leitura para outras pessoas.

2 - Quando você for realizar campanhas ou ações de divulgação do lançamento do livro, como por exemplo campanhas em redes sociais, busque incentivar os leitores a deixarem suas avaliações e comentários na Amazon. É importante para o autor aprender a pedir aos leitores que façam determinada ação. Não há mal nenhum nisso! Quantos livros nós já lemos e adoramos, mas não fizemos uma avaliação ou breve comentário, recomendando-os a outras pessoas, por esquecermos ou por isso nem ter passado em nossa cabeça? Se um ou mais de seus autores tivessem nos pedido para escrever reviews, muitos de nós teríamos deixado nossas avaliações. Não é suficiente publicar seu livro e esperar que os leitores o encontrarão por força do acaso.

Para você, autor, incentivar seus leitores a querer dedicar um tempo para ajudá-lo, você precisa solicitar isso da maneira certa. Faça com que entendam que não só o feedback deles será valorizado por você mas também impactará outras pessoas que muito podem se beneficiar da leitura de sua obra. Assim é mais provável que você receba uma avaliação.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram
  • Facebook Basic Square
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social
bottom of page