top of page

Quando transformar seu livro em uma série (trilogia ou mais volumes)


Já parou para pensar que a ideia da sua narrativa pode ter mais de uma obra? Criou um universo de personagens impactantes e percebeu só no meio do caminho que a sua a história podia ser aprofundada por meio de uma série? Esses são alguns sinais que a sua ideia pode dar muito certo como uma trilogia ou sequência de livros.

Um dos pontos positivos de investir em livros em série é o interesse do público. Quando um arco narrativo é bem construído, os leitores se fidelizam com a história contada pelo autor. Desta forma as séries instigam o leitor a comprar mais de uma obra e assim aumentando a sua influência naquele setor e contribuindo para uma carreira mais consolidada.

Aconselho aos autores a fazerem um bom planejamento editorial antes de iniciar a segmentação das suas histórias. Para que não aconteçam buracos na leitura, a participação de um BookAdvisor é essencial, pois ele apresenta as melhores técnicas de como deixar o público instigado sem entregar a história completa no primeiro volume da série.

Após um boa orientação é possível que o autor inicie publicando somente a primeira obra. Optar por publicar o primeiro volume antes de concluir o resto da história é um bom modo de começar a gerar notoriedade sobre o livro. Ou seja, não é preciso esperar a conclusão de todo trabalho (o que pode demorar alguns anos). Mas é claro que para isso é preciso planejamento.

Para inspirar aqueles que estão querendo se aventurar, deixo aqui grandes exemplos de séries de livros com fãs apaixonados: Crônicas de Gelo e Fogo de George R. R. Martin e a saga Harry Potter da J. K. Rowling. Ambas as obras fizeram tanto burburinho que se tornaram uma série de TV e filmes, respectivamente.

E você, o que está esperando para dar início a uma saga de sucesso?

* Eduardo Villela é book advisor e, por meio de assessoria personalizada, ajuda pessoas a escreverem e publicar suas obras. Mais informações em www.eduvillela.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram
  • Facebook Basic Square
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social
bottom of page