top of page

Literatura em série: conheça 5 sucessos disponíveis em streaming baseados em livros


Por Eduardo Villela

O cinema sempre buscou na literatura a densidade necessária para dar forma e vida a histórias e personagens que conquistaram uma legião de leitores mundo afora. Com a habilidade inconteste de roteiristas, grandes livros se transformaram em grandes filmes. Foi assim com O Poderoso Chefão (Mario Puzo), Orgulho e Preconceito (Jane Austen), O Senhor dos Anéis (J. R. R. Tolkien), entre outros.

Essa fórmula não tem data para acabar. Afinal, quem melhor do que escritores para nos levar a mundos desconhecidos, a histórias desafiadoras e nos apresentar personagens complexos? A novidade agora é que para concorrer com os estúdios de cinema estão as principais redes de conteúdo via streaming, que passaram a investir pesado na transmissão e na adaptação de livros para o formato de série.

A mudança acompanha o comportamento do público. Somente a Netflix conta no Brasil com mais de 10 milhões de assinantes, um número que representa 6% da base de usuários da empresa no mundo. A reboque, ganham corpo outras gigantes como Amazon Prime, HBO Go e Globo Play.

Mas como manter uma audiência ávida por conteúdo e cada vez mais exigente? Com entretenimento de qualidade. E nesses canais há inúmeras séries adaptadas com extrema maestria que acompanham as minúcias das obras originais em papel. Cito aqui cinco séries que valem a pena ser vistas.

Game of Thrones

Você pode ser fã da série ou ficar perdido nas rodas de conversa por nunca ter visto um episódio sequer. Mas com certeza já ouviu falar de Game of Thrones. A história é baseada nos volumes de fantasia “As crônicas de gelo e fogo” escritos por George R. R. Martin. Nela, famílias nobres lutam pelo comando de terras míticas enquanto uma raça esquecida retorna depois de milhares de anos. Um sucesso!

The Handmaid's Tale

Com base no romance de mesmo nome, da autora canadense Margaret Atwood, a série apresenta uma sociedade totalitária que, em meio a queda nas taxas de fertilidade, submete mulheres férteis à escravidão. É um conteúdo bastante denso que estimula nossa reflexão.

House of Cards

Um dos primeiros sucessos originais da Netflix, House of Cards fez muito barulho. Baseado no livro de Michael Dobbs, a série conta a saga de Frank Underwood, vivido por Kevin Spacey, um parlamentar americano que não mede esforços para chegar ao seu objetivo: ocupar a cadeira de presidente dos Estados Unidos.

Gossip Girl

Enorme sucesso da televisão americana, Gossip Girl é uma série adolescente baseada na obra de Cecily von Ziegesar. Com seis temporadas, e inúmeras premiações, a históri

a gira em torno de jovens adultos privilegiados de Manhattan que vivem dramas expostos anonimamente por um blogueiro misterioso.

13 Reasons Why

Outro drama adolescente de grande sucesso, 13 Reasons Why é uma série baseada no romance de mesmo nome escrito por Jay Asher. A história conta a rotina de uma estudante de 17 anos e de sua amiga, que cometeu suicídio após enfrentar inúmeros episódios de bullying e agressões sexuais. Essa é uma série altamente indicada para pais com filhos adolescentes.

E tem novidade vindo por aí. Guardada a sete chaves, a Amazon trabalha nova série baseada em O Senhor dos Anéis. A história mostrará a terra média antes do que foi visto no primeiro filme A Sociedade do Anel. Só de pensar já dá vontade de assistir!

Eduardo Villela é book advisor e assessora pessoas, famílias e empresas na escrita e publicação de seus livros. Mais informações em www.eduvillela.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram
  • Facebook Basic Square
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social
bottom of page