top of page

Como chamar a atenção do meu público de leitores?


Uma pergunta que eu escuto sempre dos autores é: Como é que eu crio conexão com os leitores por meio dos meus textos? De que forma eu posso chamar a atenção? Ou seja, como é que eu faço para os meus leitores gostarem da minha escrita? Observando essa dúvida, decidi fazer o post do blog de hoje com essa temática.

A primeira ação que o autor deve se preocupar ao iniciar a escrita da sua obra é se ela está alinhada à linguagem do seu público. Por exemplo, se você estiver escrevendo um livro de ficção jovem, é importante que tenha contato próximo com a faixa-etária de potenciais leitores da obra. Mas como fazer isso? O ideal é você ir até uma livraria e conhecer o trabalho de autores que sejam referência em ficção jovem e entender como eles constroem seus textos.

Outra boa dica é o autor conhecer a fundo o seu público de leitores. Para que isso aconteça mais naturalmente, que tal interagir com esses grupos? Tenha em mente sempre as perguntas: como é que esse público conversa? Quais são as palavras mais usadas no cotidiano dele? Quais são os temas mais recorrentes na sua rotina? Entender as necessidades do público faz com que exista uma conexão maior no texto.

Também recomendo que o escritor iniciante eleja algumas pessoas, incluídas na faixa-etária do livro, que possam ler o andamento da obra e, a partir de suas impressões, indicar pontos de melhoria do livro.

Para finalizar, vou abordar algo que sempre digo para todos os autores com quem trabalho. Com quase 600 livros editados e muitos anos orientando escritores, é preciso que exista um estímulo genuíno para a escrita da sua obra. Não é necessário escrever temas que estão na moda ou tendências e sim sobre aquilo que te desperta a atenção. Com essas dicas, a conexão do seu texto com os futuros leitores será muito mais assertiva.

* Eduardo Villela é book advisor e, por meio de assessoria especializada, ajuda pessoas, famílias e empresas na escrita e publicação de suas obras. Mais informações em www.eduvillela.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram
  • Facebook Basic Square
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social
bottom of page