top of page

6 filmes sobre escritores


Existe aquela máxima no cinema “A vida imita a arte”, mas e quando acontece o contrário? Quando o cinema escolhe livros ou personagens da vida real para construir seus roteiros e boas histórias? Diversos roteiristas e diretores retrataram em seus filmes a vida de grandes escritores, assim como outros adaptaram livros famosos para a sétima arte.

Sempre sugiro aos futuros e novos autores que leiam os livros e conheçam as experiências de escrita daqueles escritores que admiram, sejam eles renomados ou não. É uma forma de aprendizado fantástica para quem está dando os primeiros passos na escrita de livros. Assim, um ótimo ponto de partida para tomar contato com a vida e a obra daqueles escritores que são especiais para você é por meio de um bom filme.

Para você que não pretende cair na folia e vai relaxar no feriado, como também para você que aproveitará bastante os bloquinhos, mas precisará de alguns momentos de descanso para recarregar as energias, recomendo 6 filmes que certamente contribuirão para sua evolução como escritor.

Colette

O enredo mostra a relação turbulenta da ficcionista francesa com seu marido. Ele é um escritor limitado, cuja carreira não deslancha, até que percebe em Colette um potencial literário extraordinário e a convence a escrever romances nos quais ele os assina como autor. Os livros, que contam as descobertas, experiências e sonhos da jovem personagem Claudine, criam uma forte identificação com as mulheres francesas da época e tornam-se bestsellers. À medida que o esposo está cada vez mais famoso com as histórias de Claudine, Colette sente um desconforto crescente e surgem conflitos entre os dois com a enorme pressão dele nela para que continue a escrever novos livros. Uma reviravolta acontece na relação e Colette emerge como uma grande escritora em seu país. Um filme intenso que revela o quanto a coragem, a fé e a crença na própria capacidade de escrita são fundamentais na construção de uma carreira literária consistente.

Trailer disponível em https://www.youtube.com/watch?v=eFT2mJzTrKo

A Esposa

Marcante pela atuação impecável de Glenn Close, A Esposa é um filme que conta a história de uma mulher fascinante que, por decisão própria e por não acreditar em seus sonhos e valor como escritora, abandona a escrita e escolhe viver para servir seu marido. Ele é um renomado escritor que recebe o prêmio Nobel de literatura. Um jornalista ávido por escrever uma escandalosa biografia sobre Joe e seu sucesso como escritor e a sua premiação com o Nobel abrem as portas para a revelação de mistérios do passado que promovem uma reviravolta na vida de todos.

Trailer disponível em https://www.youtube.com/watch?v=E85Na4qPh_c

Meia Noite em Paris

Já imaginou você encontrar pessoalmente aqueles escritores extraordinários do passado? Woody Allen tornou realidade essa vontade no famoso filme “Meia Noite em Paris”. O filme conta a história de um jovem escritor que decide explorar Paris à noite. Durante um tour na cidade luz, ele conhece um grupo de estranhos, que são, na verdade, monstros da literatura como Scott Fitzgerald e Ernest Hemingway, interage e aprende muito com eles.

Trailer disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Amf8r9V7ovs

Macunaíma

Um clássico do nosso país como Macunaíma ajuda a sair do óbvio em um filme bem-humorado e envolvente cuja narrativa explora diversos aspectos da cultura nacional. Considerado um transgressor pela Ditadura Militar, esta adaptação de 1969 do famoso livro de mesmo título de Mário de Andrade aborda as aventuras de Macunaíma, o anti-herói preguiçoso, malicioso e sem caráter. Polêmico, o personagem, interpretado por Grande Otelo, envolve-se com prostitutas, guerrilheiras, encontra e relaciona-se com todo tipo de gente em sua jornada. As atuações de grande Otelo, Paulo José e Milton Nascimento são memoráveis!

Trailer disponível em https://www.youtube.com/watch?v=t0XqoeIOeVs

O Carteiro e o Poeta

“O Carteiro e o Poeta” de 1994 expõe o exílio do poeta Pablo Neruda em uma ilha na Itália. O grande clímax acontece no encontro do poeta com recém-contratado carteiro Mário. Entre as entregas das inúmeras cartas que chegam para Neruda, Mário desfruta de toda a sensibilidade de Neruda e mergulha na arte deste grande poeta, usando, inclusive, a poesia para impressionar a moça pela qual está apaixonado. O filme é uma bela introdução à vida e obra de Pablo Neruda.

Trailer disponível em https://www.youtube.com/watch?v=68XXzPUv7sI

Poeta de Sete Faces

Para finalizar a lista, elenco o documentário Poeta de Sete Faces, que aborda a vida do mais famoso poeta brasileiro do século XX, Carlos Drummond de Andrade. Dirigido por Paulo Thiago em 2002, o filme é dividido em três etapas que correspondem às fases distintas da obra: “Vai Carlos, ser gauche na vida”, “A vida apenas, sem mistificação”, "Como ficou chato ser moderno, agora serei eterno”. É importante dar uma atenção para a evolução da escrita do poeta. Em mais de 50 anos de escrita, Drummond foi sempre revolucionário, o que serve de inspiração para aqueles escritores que sentem a necessidade de melhorar continuamente a qualidade de sua produção.

Vídeo do cineasta Paulo

Thiago falando sobre o filme https://www.youtube.com/watch?v=Emvq6vyv2pA

* Eduardo Villela é book advisor e, por meio de assessoria especializada, ajuda pessoas, famílias e empresas na escrita e publicação de suas obras. Mais informações em www.eduvillela.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram
  • Facebook Basic Square
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social
bottom of page