top of page

Como construir o hábito de leitura em seus filhos

por Eduardo Villela

Uma das primeiras lembranças da nossa infância são os momentos em que nosso pai ou mãe reservavam alguns minutos para uma leitura. O “Era uma Vez” nos transportava para um universo de sonhos e possibilidades. A nossa imaginação e curiosidade viajavam longe naqueles minutos deliciosos de contação de histórias.

O dia a dia corrido e cheio de inúmeros afazeres vivido pelos pais tem reduzido os momentos de leitura para os filhos, o que impacta negativamente no hábito de leitura das crianças. A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que a Fundação Pró-Livro publicou em 2012, apontou que na faixa etária de 5 a 10 anos, foi registrada uma média de 5,4 livros por criança. Em 2007, porém, a mesma marca era de 6,9 livros por leitores desta faixa etária.

Mas qual é a importância de se começar a ler desde pequeno? Muitas de nossas conexões neurais são criadas na infância e a leitura contribui muito para uma melhor construção destas redes neurais. A leitura facilita o aprendizado da criança sobre o funcionamento do mundo ao seu redor, o entendimento mais apurado do convívio social e da relação com a natureza, assim como desenvolve mais rapidamente o senso crítico, a sensibilidade e a empatia.

Crianças leitoras têm chances bem menores de ficarem depressivas na idade adulta de acordo com estudos.

Meus pais sempre leram muito em casa. Eu não esqueço da imagem do meu pai e da minha mãe lendo os dois durantes horas em algumas tardes de fim de semana enquanto eu, ali pertinho deles, desenhava e rabiscava em meu caderno de desenhos. Não tenho dúvida alguma que o exemplo deles me marcou profundamente! Por isso é importante incentivar desde cedo o interesse da criança pela literatura. Uma das principais formas é você sendo um exemplo. Para ter filhos leitores, você precisa ser um pai ou uma mãe leitora. Crianças pequenas absorvem muito dos estímulos e exemplos que recebem em casa.

Outra forma interessante de instigar os pequenos é resgatar a hora da leitura. Pai e mãe, se vocês não possuem uma hora, quinze a 30 minutos diários de leitura para seu filho(a) já farão uma imensa diferença na vida dele(a). Seja criativo: faça uma leitura compartilhada com pausas para explicações, invente brincadeiras relacionadas ao conteúdo da história e ligue a leitura a fatos e acontecimentos do dia a dia de seus filhos. Busque expandir a imaginação de sua criança.

Levar seu filho para visitar ambientes cheios de livros é uma sábia escolha também. Ter o hábito de passear com a criança em livrarias e bibliotecas, fomenta o interesse dela em descobrir cada detalhe destes espaços. Deixe que o pequeno ande entre as seções, escolha o livro que mais o atraia, folheie-o, maravilhando-se com suas ilustrações, e sinta seu cheiro. Se o espaço tiver um ambiente especialmente feito para crianças, sentem lá por um instante e leiam juntos. E nunca, jamais, saia de uma livraria sem ter comprado pelo menos um livro para você e outro para seu filho(a).

Por fim, incentive seu filho(a) a combinar os universos dos livros com filmes e séries pois hoje é enorme o número de histórias e personagens adaptados de livros ou quadrinhos. Uma boa dica é fazer um dia de imersão em que vocês assistam o filme e depois leiam o livro ou HQ para ver o que é semelhante ou diferente nas duas mídias. O que seu filho mais gostou em uma e em outra mídia? Por quais razões? Conversem a respeito.

Ler para uma criança é um ato de amor que resultará em muitos dividendos na vida adulta. Assim, busque tornar a leitura parte da rotina das crianças o mais rápido possível. Lembre-se: um pequeno leitor será, futuramente, alguém com grandes chances de florescer e ser um exemplo de cidadão.

* Eduardo Villela é book advisor e, por meio de assessoria especializada, ajuda pessoas, famílias e empresas na escrita e publicação de seus livros. Mais informações em www.eduvillela.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram
  • Facebook Basic Square
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social
bottom of page