Please reload

Posts Recentes

Planejamento gráfico de livro pode ampliar interesse de leitor sobre uma obra

November 22, 2019

1/9
Please reload

Posts Em Destaque

Entrevista com o autor Rafael Arruda

August 9, 2019

 

O convidado de hoje aqui no blogue é o Rafael Arruda, palestrante, apresentador de TV, comunicador e autor do recém-lançado Comunicação inteligente e Storytelling para alavancar negócios e carreiras. Eu assessorei o Rafael nos processos de escrita e publicação deste ótimo livro. Tivemos um papo bem legal sobre a grande importância da Comunicação e do Storytelling para os profissionais e as empresas. Além disso, o Rafael traz algumas dicas interessantes para você que deseja escrever seu livro.

 

O que te levou a escrever o livro?

 

Sempre fui um estudioso da Comunicação. Desde meu início de carreira quando comecei a estudar teatro, mais tarde quando passei pelo jornalismo, percebi a importância de uma Comunicação Inteligente. Entendi que as pessoas sempre se comunicavam, mas não da maneira que elas gostariam, porque não alcançavam os resultados que desejavam em suas vidas. A comunicação é um recurso que todos nós seres humanos temos dentro de nós. Esse recurso vai ajudar em todas as áreas da vida: relacionamentos, liderança, trabalho em equipe, vendas, e por aí vai. Como disse, esse recurso está disponível, só basta acessá-lo.

Sabe quando você faz uma viagem muito legal e sem vaidade alguma, por transbordar felicidade, você quer compartilhar tudo o que você viu e viveu com alguém? Essa é minha sensação com esse universo da Comunicação. E a melhor maneira pra compartilhar o que venho estudado é por meio do livro. Vejo a publicação de um livro como um legado. Me sinto muito feliz por ter lançado esse meu primeiro trabalho.

 

O que é uma boa comunicação em ambientes e situações profissionais?

 

A comunicação clara. Aquela que vem sem ruídos. Ruído é tudo aquilo que atrapalha o entendimento ou dá duplo sentido. Um ambiente equilibrado, pacífico, onde as pessoas se entendem e se respeitam, pode ter certeza que é um ambiente que tem uma comunicação eficaz. Bons comunicadores dão feedback. Feedback é essencial dentro de um processo de comunicação. Feedback traz equilíbrio. E equilíbrio é o que todos querem em um ambiente.

 

Quais os principais erros de comunicação cometidos pelos profissionais no dia a dia?

 

Achar que pra “bom entendedor, meia palavra basta”. Não basta. Meia palavra é informação incompleta. Ou seja, uma mensagem cheia de ruídos. A Comunicação pode seguir por três caminhos. Tem aquilo que eu digo, aquilo que eu quis dizer, aquilo que o outro entende e, por fim, como ele processa a informação (de acordo com suas crenças). Isso significa que o que vale não é a intenção. A intenção de um chefe bravo pode ser querer o sucesso da empresa e de todos da equipe. Mas suas atitudes comunicam outra coisa, que ele só pensa em metas e não se preocupa com as pessoas por exemplo. Como elas vão agir tendo um chefe assim? Será que elas vão se preocupar com ele? Pode ser que não. Então o que vale não é a intenção, e sim o que eu comunico.

 

Como a comunicação pode contribuir para o sucesso das empresas e das nossas carreiras?

 

Costumo dizer que a Comunicação é a graxa de engrenagem. Cada engrenagem de uma empresa é uma área ou pilar. Sem essa graxa, uma das partes pode travar e comprometer todo o funcionamento da máquina. Essa máquina pode parar. E detalhe, a comunicação é um recurso gratuito. Só precisamos aprender a utilizá-lo, deixando de lado crenças autoritárias antigas que funcionavam na era da revolução industrial e agora tem quebrado negócios. O mundo mudou e nossa forma de nos comunicarmos também precisa mudar.

 

O que é o Storytelling e como ele pode ajudar a fortalecer as relações entre as pessoas no dia a dia das empresas?

 

É o ato de contar histórias. No mundo dos negócios, de preferência histórias verdadeiras de cases de sucesso. Somos seres humanos movidos a emoções. E o que nos leva a tomar decisões são os fatores emocionais. Quando conto histórias apresento a resolução de problemas que qualquer negócio oferece. Resolver problemas é uma necessidade humana e por isso conecta. O Storytelling dá ao cliente a perspectiva do próprio cliente e ele se vê como consumidor daquele produto ou serviço e se for necessário pra ele, é mais fácil ele decidir comprar.

 

Deixe algumas dicas para quem quer escrever seu primeiro livro.

 

Anote todos os seus insights. Depois que você decidir escrever o livro, eles vão surgir o tempo todo. Leia sobre o assunto que você quer escrever. Muitos autores acreditam que fizeram grandes descobertas, mas depois descobrem que aquilo já havia sido escrito por outra pessoa. 

Descubra qual sua visão única sobre o assunto que você vai escrever. O seu olhar é só seu. Essa perspectiva pode ser o grande diferencial do seu livro.

Busque ajuda de especialistas que te darão feedbacks constantes. Esteja pronto pra abrir mão de conteúdos. Não se apegue à vaidade de manter tudo o que escrever.

Se coloque no lugar do seu leitor. Como aquilo que você tem pra escrever pode ser importante na vida dele? Entenda, sob a perspectiva do seu leitor, se seu assunto é relevante.

Não espere a inspiração. Escreva!

 

Eduardo Villela é book advisor e, por meio de assessoria especializada, ajuda pessoas, famílias e empresas na escrita e publicação de seus livros. Mais informações em www.eduvillela.com

 

 

Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload