Fazer o marketing do livro é papel do autor




Muitos autores no Brasil ainda acham que seu papel é apenas escrever o livro e entregá-lo para a editora. Daí em diante, o autor tem a expectativa que a editora faça o livro acontecer, cuidando da distribuição e de todo trabalho de marketing. Porém, essa é uma visão equivocada.


Então, o que uma editora oferece a um autor? Além de orientar o autor na construção do conteúdo de sua obra, cuidar de sua edição e impressão, cabe à editora trabalhar bem a sua distribuição, disponibilizando-a à venda no maior número possível de livrarias físicas e online. A editora pode até ter uma área de marketing e comunicação, mas ela não consegue dedicar uma atenção exclusiva para um único livro, já que lançam no mesmo ano 20, 100 ou mais novos livros e todos precisarão ser trabalhados por esta área. E há ainda centenas ou milhares de títulos em catálogo que continuam sendo divulgados. Ou seja, o autor precisa entender que seu livro não vai receber plena atenção da área de marketing.


Se o autor quer conferir chances para que seu livro tenha potencial para ser bem-aceito no mercado, precisa entender que ele mesmo é o principal responsável por trabalhar o marketing do seu livro. Cabe a ele ativar muito bem sua rede de contatos, conseguir reviews para o seu livro nas plataformas de venda, viabilizar palestras e workshops, buscar oportunidades para participar de eventos, aumentar a sua presença online com redes sociais, website e blog - uma série de ações importantes que só o autor é capaz de fazer. É importante dizer que um autor que não faça esse trabalho acaba perdendo em torno de 50% do potencial de vendas para seu livro. Em suma, a editora vai agregar em um bom trabalho de distribuição da obra, mas é o autor o grande divulgador do próprio livro.


Sobre Eduardo Villela

Eduardo Villela é Book Advisor e assessora pessoas, famílias e empresas na escrita e publicação de seus livros. Trabalha com escrita e publicação de livros desde 2004. Já lançou mais de 600 livros de variados temas, entre eles comportamento e psicologia, gestão, negócios, universitários, técnicos, ciências humanas, interesse geral, biografias e ficção infantojuvenil e adulta.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram
  • Facebook Basic Square
  • YouTube ícone social