4 ações para aumentar o boca a boca para o seu livro




Para você que está com seu livro já publicado, criar e estabelecer boca a boca para ele deve ser prioridade. Isso porque se pegarmos os maiores clássicos que já estão aí há séculos, décadas ou até há mais de mil anos, estes livros se perpetuaram ao longo do tempo por conta do boca a boca. O bom e velho: “eu li e indico para os meus familiares, amigos, colegas do trabalho.”


No texto de hoje, trago 4 ações relativamente simples para você fazer e que podem trazer um resultado interessante para aumentar o boca a boca para o seu livro.


1ª ação: Você certamente conhece 5, 10, 20 ou mais pessoas, que leram o seu livro e gostaram muito da leitura. Peça a elas para que avaliem o seu livro em um site de vendas. A classificação por estrelas em um site como a Amazon, por exemplo, é extremamente importante. Hoje as pessoas compram na internet com base em opiniões de pessoas anônimas. Vale também pedir para que esses conhecidos deixem um comentário ou uma micro resenha positiva nesses sites. Além disso, peça para fazerem vídeos ou postagens de textos e fotos recomendando seu livro nas mídias sociais. Isso também é valioso. Eles estarão criando um efeito de rede para você - cada uma dessas pessoas pode estar conectada com 100 ou mais amigos, às vezes até centenas ou milhares. Dessa forma, você consegue fazer um boca a boca espontâneo que pode alcançar muitas pessoas. Não tenha medo de pedir, explique a importância e fale do seu sonho de fazer com que seu livro beneficie também outros leitores.


2ª ação: Organize um mês inteiro de lives com convidados, por exemplo, duas lives por semana. Cada live pode ser sobre um capítulo do livro. É importante que no convite dessas lives você indique que é o mês do lançamento do seu livro, assim como toda a programação, os temas e nomes dos convidados. Inclusive, busque selecionar bem os convidados para essas lives. Eles devem ter relação com o tema de cada uma e serem pessoas que tenham credibilidade e boa capacidade de influência, com um bom número de seguidores.


3ª ação: Se você contar ou não com um serviço de assessoria de comunicação, faça um mapeamento de veículos na imprensa, tanto online - blogs, portais, revistas onlines - como impressos e envie um exemplar do seu livro com uma dedicatória ou uma carta curta dizendo o porque você está enviando esse livro para o jornalista. Acrescente também algumas ideias de pautas que ele pode falar a respeito ou cite capítulos em que você traz dados de pesquisas ( jornalistas costumam noticiar esse tipo de análise). Lembrando que essa ação só faz sentido se você enviar seu livro para veículos que trabalham com os assuntos da sua obra.


4ª ação: Faça uma parceria com alguma ONG ou instituição que tenha um trabalho legal de impacto social ou ambiental. E como seria essa parceria? Você pode doar seus direitos autorais relativos às vendas de determinada quantidade de exemplares do seu livro. Por exemplo, os direitos autorais dos 500 exemplares que forem vendidos durante os próximos 2 meses serão doados para a instituição xpto. Isso te ajuda a criar boca a boca, porque você pode contar com a parceria da instituição para divulgar a campanha e, assim, você e seu livro também são divulgados. Você também pode postar isso nas suas redes sociais. Esse perfil de ação de impacto costuma ter uma boa repercussão no mundo online e off-line.



Sobre Eduardo Villela

Eduardo Villela é Book Advisor e assessora pessoas, famílias e empresas na escrita e publicação de seus livros. Trabalha com escrita e publicação de livros desde 2004. Já lançou mais de 600 livros de variados temas, entre eles comportamento e psicologia, gestão, negócios, universitários, técnicos, ciências humanas, interesse geral, biografias e ficção infantojuvenil e adulta.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags