top of page

Quantas páginas deve ter o seu livro?


Uma pergunta frequente que escuto de autores iniciantes é: “Quantas páginas devo escrever para o meu livro?”.

O livro precisa ter no mínimo 150 páginas e no máximo 300 páginas. Idealmente 200 a 250 páginas. Um livro que é muito fino, abaixo de 150 páginas pode passar para o leitor uma ideia visual de “pobreza de conteúdo” ou superficialidade. Por outro lado, um livro muito grosso pode dar preguiça no leitor e levá-lo a pensar que será preciso muito esforço ou tempo para sua leitura.

O número de páginas é um dos componentes importantes para a editora definir o preço final de venda do livro - o famoso “preço de capa”. Quanto mais longo for o livro, maiores serão os seus custos de edição e impressão. E maior tende a ser o seu preço de capa.

Mas, o que exatamente é uma 'página' de livro? As editoras trabalham com o conceito de lauda. Algumas trabalham com uma lauda de 2100 caracteres com espaço e outras trabalham com 1800 caracteres - essa é a média.

Como vimos, um autor estreante tem mais chances de conseguir uma aceitação melhor para sua obra no mercado se cuidar do número de páginas. 150 a 300 páginas, e idealmente 200 a 250 páginas, são mais do que suficientes para você desenvolver bem o seu conteúdo.

Sobre Eduardo Villela

Eduardo Villela é Book Advisor e assessora pessoas, famílias e empresas na escrita e publicação de seus livros. Trabalha com escrita e publicação de livros desde 2004. Já lançou mais de 600 livros de variados temas, entre eles comportamento e psicologia, gestão, negócios, universitários, técnicos, ciências humanas, interesse geral, biografias e ficção infantojuvenil e adulta.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram
  • Facebook Basic Square
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social
bottom of page