Qual tema escolher para seu primeiro livro?


Uma dúvida que sempre escuto de quem pretende escrever seu primeiro livro é qual tema escolher, principalmente se o novo autor é alguém com uma grande bagagem de conhecimentos e especialidades.

Para tanto, aqui estão 3 dicas para te ajudar na escolha do tema de seu livro:

Para o seu primeiro livro, recomendo fortemente escolher um tema que você conheça bem, tenha experiência por praticá-lo no dia a dia e pelo qual você seja realmente apaixonado, para ajudar a garantir que permanecerá interessado durante todo o processo de escrita. A primeira coisa que você precisa fazer é perguntar a si mesmo: Quais são as suas paixões? Quais são aqueles assuntos que você domina e poderia falar durante horas sem sentir o tempo passar? Então elenque todas as suas opções de temas por ordem de paixão.

O segundo passo é pensar em quem serão os leitores de cada tema. O que muitos autores desejam é que seu livro seja lido e impacte o maior número de pessoas. Por isso, é importante pensar qual é a amplitude de público de cada tema. Pode ser que algumas das suas opções tenham um público mais de nicho e outras um alcance mais amplo.

Por último, considere o tema que pode trazer a maior utilidade possível para o seu leitor. Hoje em dia os leitores, por terem uma vida cheia de afazeres e pouco tempo livre, optam por um livro em que possam aplicar o conteúdo imediatamente ao seu dia a dia, seja para solucionar um problema, aproveitar uma oportunidade ou buscar uma compreensão maior sobre determinado assunto. Pense da perspectiva do seu leitor. Um tema específico pode não parecer tão relevante ou especial para você, porque você está tão acostumado com ele, mas para alguém que está tentando aprender o que você já sabe, seu conhecimento pode ser muito valioso. Faça a si mesmo perguntas como: Em que meu leitor estaria mais interessado? O que meu leitor mais gostaria de aprender? Quais são os maiores problemas e desafios do meu leitor? Quando você começa a pensar dessa maneira, fica muito mais fácil escrever seu livro de uma forma que agregue valor para as pessoas que mais importam - seus leitores.

Sobre Eduardo Villela

Graduou-se em Relações Internacionais e cursou mestrado em administração, ambos na PUC-SP. Trabalha com escrita e publicação de livros desde 2004, já lançou mais de 500 livros de variados temas, entre eles gestão, negócios, universitários, técnicos, ciências humanas, interesse geral, biografias e ficção infanto-juvenil e adulta. Trabalhou como editor de aquisições de livros universitários e de negócios na Editora Saraiva, editor de livros de negócios na editora Campus-Elsevier, gerente editorial de todas as linhas de publicações na Editora Gente e copublisher e diretor comercial da Editora Évora

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram
  • Facebook Basic Square
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social