Quais são os cuidados básicos para a publicação independente?


Se você é um escritor que está pesquisando como publicar um livro, está dando o passo certo ao pensar todas as suas opções de publicação.

A autopublicação, ou publicação independente, se tornou um termo comum para escritores e autores de todo o mundo, graças a diversas plataformas disponíveis no mercado para autopublicação de livros impressos e e-books. Ser um escritor hoje significa que você tem mais opções do que nunca sobre como se tornar um autor publicado - a autopublicação está entre as melhores alternativas para aqueles que desejam controle total sobre o processo completo de lançamento de seu livro.

Até um tempo atrás, os escritores não tinham outro caminho fora da publicação tradicional via editoras. O problema com a publicação tradicional é que ela é bastante competitiva e há vários desafios a serem superados para ter a chance de seu livro ser avaliado e aprovado para publicação por uma boa editora.

Para você publicar bem seu livro por conta própria, existem alguns cuidados básicos para que a sua obra fique um primor:

Revisão: cuide muito bem da revisão de língua portuguesa de seu livro. Ele deve passar por preparação de originais e revisão gramatical. Para cada uma delas, contrate revisores com experiência em revisão de livros. Lembre que livros com erros de língua desagradam aos leitores e desmerecem o trabalho de seus autores.

Diagramação e projeto gráfico de miolo: a distância entre as margens inferiores e superiores em cada uma das páginas precisa ter uma homogeneidade. Qual fonte, tamanho e espaçamentos serão escolhidos? O livro terá imagens, ilustrações, tabelas, gráficos? É preciso trabalhar a disposição adequada destes recursos visuais nas páginas. Como será a página de abertura de cada um dos capítulos? Pode ser interessante criar uma mesma identidade visual.

Criação de capa: contrate um capista que tenha experiência em criação de capas para editoras. Na hora de criar a capa do seu livro junto com o capista é importante pensar nos seus leitores. A arte de capa é a combinação de título, subtítulo, cores e outros recursos visuais. Pense que, por meio da capa, o leitor terá o primeiro contato visual com o seu livrou. Portanto, a boa capa tem a função de despertar no leitor o desejo de pegar o livro nas mãos e folheá-lo em uma livraria ou buscar mais informações sobre ele na sua página dentro de um site de venda de livros. Se você estiver fazendo um livro infantil, a capa precisa chamar atenção, por exemplo, ser colorida, conter ilustrações, letras maiores. Já livros profissionais ou mais sérios demandam uma capa mais sóbria.

Impressão: cuidado com o mito de que você vai encontrar o melhor preço de impressão em pequenas gráficas. Verifique se a gráfica tem experiência em impressão de livros. Peça amostras de exemplares para avaliar a qualidade de trabalho, pergunte quais editoras eles atendem. Normalmente as gráficas de médio e grande portes são as que oferecem excelente qualidade de impressão e os melhores preços. Livros com impressão malfeita transmitem amadorismo e falta de zelo.

Fonte: o tipo e o tamanho da fonte são importantes para o seu livro. Novamente aqui é essencial você conhecer o seu público. Leitores mais velhos podem ter dificuldade na leitura de letras muito pequenas, já as crianças são sensorialmente estimuladas com letras maiores.

Considere tudo isso para o seu livro não passar uma impressão de amadorismo e desvalorizar seu trabalho.

Sobre Eduardo Villela

Graduou-se em Relações Internacionais e cursou mestrado em administração, ambos na PUC-SP. Trabalha com escrita e publicação de livros desde 2004, já lançou mais de 500 livros de variados temas, entre eles gestão, negócios, universitários, técnicos, ciências humanas, interesse geral, biografias e ficção infanto-juvenil e adulta. Trabalhou como editor de aquisições de livros universitários e de negócios na Editora Saraiva, editor de livros de negócios na editora Campus-Elsevier, gerente editorial de todas as linhas de publicações na Editora Gente e copublisher e diretor comercial da Editora Évora

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram
  • Facebook Basic Square
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social