top of page

3 dicas para distrair as crianças durante a quarentena


Estamos vivendo em um momento que todo mundo está tendo que alterar a sua rotina. As incertezas relacionadas à pandemia do Coronavírus afetam à economia e causam riscos à saúde. Por isso surge uma dose maior de estresse e ansiedade que atinge qualquer pessoa ainda mais os pequenos que não entendem bem a situação.

Um dos efeitos da quarentena foi o fechamento das escolas. Agora as crianças estão em casa com a família e também precisam enfrentar os desafios desse período de isolamento social. Um dos grandes dilemas dos pais é conciliar a rotina de home office com as necessidades das crianças. Para ajudar neste momento de muitas questões, eu vou dar algumas dicas de como distrair os pequenos.

  1. Crie uma rotina

Estar em casa faz com que nosso controle sobre cada momento do dia fique mais relaxado. Para que isso não aconteça, ter horários para cada atividade ajuda a ter uma ideia de produtividade. Separe o horário da lição de casa, dos video games, da conversa e da leitura. Minha sugestão é de lembrar daquele seu livro favorito da infância e presentear seu filho. Ao ler junto com ele, você busca, por exemplo, a partir da história criar uma ou mais brincadeiras, uma estratégia interessante para despertar a curiosidade e potencializar a imaginação.

  1. Modere o tempo no celular

Recentemente, uma série de pesquisas apontou que o uso do smartphone causa vícios na população. Para se ter ideia, cerca de 80% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos são usuários assíduos da internet e 83% deles têm o celular como principal dispositivo, é que revela dados do Comitê Gestor da Internet (CGI) e do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade (Cetic.br).

Em tempos de estresse, recorrer para dispositivos instantâneos pode ser uma fuga para os momentos de tédio, contudo isso deve ser usado com cautela. É comum ver crianças com smartphone em mãos, jogando ou assistindo algum desenho, mas também é necessário mostrar o livro impresso para elas e incentivar a sua leitura. O livro em papel ativa ao mesmo tempo diferentes sentidos, ativa o raciocínio e o potencial imaginativo e criativo que todos nós temos desde a mais tenra idade.

  1. Faça uma maratona de séries ou filmes clássicos

Que tal mostrar aquele seu personagem favorito dos quadrinhos para o seu filhos? Grandes sagas da Marvel e DC Comics que são um sucesso com a molecada começaram nos papéis em livros e HQ. Escolha um personagem da semana para assistir um filme e depois leiam o livro ou HQ para ver o que é semelhante ou diferente nas duas mídias. O que seu filho mais gostou em uma e em outra mídia? Por quais razões? Conversem a respeito e estreitem mais a relação.

Neste cenário de caos e incerteza, cabe aos pais ou responsáveis adaptar o dia a dia das crianças de acordo com a nova realidade. Faz parte, mas é possível amenizar a situação e cuidar das crianças de maneira saudável. Continue com os hábitos de leitura e vamos juntos superar os obstáculos desse momento atípico que o mundo todo está vivendo!

* Eduardo Villela é book advisor e, por meio de assessoria especializada, ajuda pessoas, famílias e empresas na escrita e publicação de seus livros. Mais informações em www.eduvillela.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram
  • Facebook Basic Square
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social
bottom of page