top of page

Quatro dicas para não travar na escrita de seu livro durante a tensão do COVID-19


Escrever tem menos a ver com talento, dom ou uma suprema criatividade. O fundamental é conhecer e dominar bem o seu tema, ter um pouco de criatividade e elaborar um bom planejamento das diferentes etapas para se construir um livro, como, por exemplo, estruturar um roteiro de capítulos e definir uma meta de tempo e de quantidade de texto a ser escrita todos os dias ou, no mínimo, 3 a 4 vezes por semana. Assim como qualquer outra atividade, quanto mais você for disciplinado, se organizar, planejar e agir, melhor será o resultado. Porém, mesmo que você esteja acostumado a escrever, é normal que em alguns momentos você fique travado na escrita. Durante essa fase de isolamento, em função do coronavírus, isso pode acontecer.

As incertezas relacionadas à pandemia e a uma economia oscilante, assim como os riscos que o Covid-19 traz à saúde, acabam nos submetendo a uma dose maior de estresse e ansiedade, o que pode dificultar o trabalho em seu livro, levando a uma perda de foco e produtividade.

Quando isso acontecer, é importante lembrar de fazer uma pausa para tentar dar um ‘restart’ e recarregar as energias - mas dentro de casa, não se esqueça! Pare, tome um café, coma uma fruta, faça um bolo, pratique exercícios, medite e evite passar muito tempo na frente da telinha vendo as atualizações sobre a pandemia. Isso fará sua mente relaxar e facilitará a organização do pensamento.

Pensando em como driblar possíveis bloqueios de escrita, o Book Advisor Eduardo Villela separou quatro dicas para aumentar a sua produtividade. Confira:

Direcione mais tempo para escrever – Villela sugere “que nesse momento você direcione 30% a 50% mais tempo para a escrita de seu livro, de modo a aproveitar melhor uma parte de seu tempo ocioso em casa. Avançar com mais rapidez e quem sabe até finalizar o conteúdo de seu livro nesse período de pandemia certamente te trará muita satisfação.”

Melhor horário - “É importante estar atento aos seus melhores horários: as pessoas costumam ter maior desempenho e alta produção em momentos específicos quando principalmente estão com a mente relaxada e o corpo descansado. Alguns preferem trabalhar de manhã, outros ficam acordados escrevendo durante a madrugada. Identifique os seus melhores momentos e aproveite-os”, ensina.

Utilize a técnica Pomodoro - Esse é um método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo, que consiste em dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, com pausas de 5 minutos. “Ao ter uma lista de tarefas para trabalhar em seu livro hoje, como pesquisar uma informação ou elaborar um box explicativo sobre algum conceito, esse sistema de gestão do tempo nos permite que fiquemos mais focados. Os blocos de 25 minutos nos colocam em um estado de máxima concentração e melhoram a agilidade do nosso cérebro. Para mais detalhes, sugiro a leitura do livro A Técnica Pomodoro, de autoria do próprio Francesco Cirillo. ”, enfatiza o Book Advisor.

Mapas mentais - Essa ferramenta auxilia muito na hora de relacionar os pontos mais importantes da construção do texto. “Os mapas mentais ajudam a manter o foco, porque no momento em que você se perde é só voltar ao esquema visual e segui-lo. Um mapa mental também ajuda na organização e no planejamento. A leitura do livro Mapas Mentais, do autor Tony Buzan, é muito esclarecedora sobre essa estratégia eficaz.”, finaliza.

Sobre Eduardo Villela

Graduou-se em Relações Internacionais e cursou mestrado em administração, ambos na PUC-SP. Trabalha com escrita e publicação de livros desde 2004, já lançou quase 600 livros de variados temas, entre eles comportamento, gestão, negócios, universitários, técnicos, ciências humanas, interesse geral, biografias e ficção infanto-juvenil e adulta. Trabalhou como editor de aquisições de livros universitários e de negócios na Editora Saraiva, editor de livros de negócios na editora Campus-Elsevier, gerente editorial de todas as linhas de publicações na Editora Gente e copublisher e diretor comercial na Editora Évora. Mais informações em www.eduvillela.com.br

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram
  • Facebook Basic Square
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social
bottom of page