Please reload

Posts Recentes

3 DICAS PARA QUEM QUER ESCREVER UM LIVRO DE VIAGEM E TURISMO

March 27, 2020

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Ler é, sim, um santo remédio!

March 13, 2020

 

 

Três dicas do Book Advisor, Eduardo Villela, para você se tornar um leitor assíduo e manter seu cérebro saudável

 

A correria do cotidiano e as infinitas variedades de entretenimento disputam a nossa atenção e tempo livre - e na hora de escolher como aproveitá-lo, a leitura acaba ficando como última opção. Passamos muitas horas de nosso dia imersos em nossos smartphones – hoje, já resolvemos grande parte dos assuntos do trabalho e da vida pessoal por meio destes aparelhos fantásticos. Existem até aplicativos que informam a quantidade de tempo que você ficou nas redes sociais. Uma pesquisa feita pela GlobalWebIndex detectou que o tempo gasto nas redes sociais globalmente aumentou quase 60% em média nos últimos sete anos.

 

Mas o fato é que vale muito a pena colocarmos um pouco de limite no uso de tecnologia. Dedicar uma parte de seu tempo livre a uma boa leitura traz diversos benefícios para o corpo e mente, além de auxiliar a diminuir o tempo que ficamos nas redes sociais. Na Universidade Emory, nos Estados Unidos, cientistas descobriram que ler pode afetar positivamente nosso cérebro por dias, como se realmente tivéssemos vivenciado os eventos sobre o quais estamos lendo. Isso acontece porque durante a leitura entramos em uma imersão profunda: alguns livros nos envolvem tanto que perdemos a noção do tempo e passamos horas lendo. Outro estudo, realizado pela Universidade de Sussex, descobriu que ler apenas seis minutos por dia pode reduzir os níveis de estresse em até 68%. 

 

Pensando nisso o Book Advisor, Eduardo Villela, revela como a leitura estimula o nosso cérebro positivamente e dá dicas para ler mais:

 

Aproveite qualquer oportunidade de tempo - Um bom livro é uma boa forma de se desligar da correria do dia a dia - e de também aproveitar melhor o nosso tempo. Por exemplo, durante o trajeto para o trabalho ou para faculdade, esse tempo no trânsito em seu carro ou no transporte público pode ser utilizado para ler. “A memória de uma pessoa que lê diariamente é mais ativa e consegue reter por mais tempo uma quantidade maior de informações. A leitura de bons livros melhora também nossa disposição e concentração nas tarefas diárias”, comenta o Book Advisor. 

 

Comece pelo o que você mais se identifica -  O gosto pela leitura pode ser despertado e fortalecido ao lermos sobre assuntos que muito nos interessam. “Você gosta de viajar? Procure livros sobre viagens. Adora cozinhar ou praticar esportes? Diversas obras sobre esses temas estão disponíveis nas livrarias. Entrar em contato com assuntos que te apaixonem e despertem curiosidade é fundamental para cultivar o gosto pela leitura”, enfatiza Villela. 

 

A leitura é um dos melhores “remédios” para a prevenção de doenças – “Assim como a meditação e a psicoterapia, a leitura é extraordinária para manter a saúde e a vitalidade do cérebro. Quem lê livros raciocina melhor, é mais criativo e ainda reduz as chances de desenvolver doenças degenerativas como senilidade, demências e Alzheimer.”, finaliza Eduardo. 

 

Sobre Eduardo Villela 

Graduou-se em Relações Internacionais e cursou mestrado em administração, ambos na PUC-SP. Trabalha com escrita e publicação de livros desde 2004, já lançou quase 600 livros de variados temas, entre eles comportamento, gestão, negócios, universitários, técnicos, ciências humanas, interesse geral, biografias e ficção infanto-juvenil e adulta. Trabalhou como editor de aquisições de livros universitários e de negócios na Editora Saraiva, editor de livros de negócios na editora Campus-Elsevier, gerente editorial de todas as linhas de publicações na Editora Gente e copublisher e diretor comercial na Editora Évora. Mais informações em www.eduvillela.com

 

Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags