top of page

Escrita de livro: 5 dicas para criar personagens impactantes

por Eduardo Villela ⃰

Santiago Nasar, Ronio Raskolnikov, Gregor Samsa e Jay Gatsby são imortais. Mesmo com o passar dos anos, eles não foram esquecidos e, por serem tão bem desenvolvidos, conseguiram inclusive superar seus criadores. É claro que nada disso seria possível sem a dedicação visceral de seus “pais”, os autores, que lhes deram vida.

Quando assessoro um escritor que está trabalhando em uma obra ficcional, peço a ele que dedique bastante energia na construção não apenas dos personagens, mas sim de suas almas. Trata-se, portanto, de uma tarefa complexa, uma vez que nesse caso a essência deve preceder a existência.

Se você é autor e está com dificuldades para construir os personagens de sua obra, siga comigo neste texto e acompanhe algumas dicas para tornar sua escrita mais densa e criativa.

Imersão no personagem

Quando pensamos na construção de um personagem não basta apenas definir nomes, compleição física e algum traço de personalidade. É fundamental ir a fundo e conhecê-lo mais do que a si próprio. Entender seus conflitos, angústias e os dilemas diante das situações previstas na trama.

Personagem da vida real

Embora a criação seja ficcional é importante que as atitudes do personagem sejam verossímeis a ponto de o leitor se identificar com ele. Para torná-lo humano é fundamental não rotulá-lo de maneira superficial, afinal nem todas as pessoas são totalmente boas ou más. Por isso que nas histórias somos muitas vezes surpreendidos torcendo para os vilões. Isso já aconteceu com você?

Vivencie seu personagem

Não deixe sua criação presa na página do editor de textos do computador, leve o personagem para o seu dia a dia. Um exemplo é imaginar como ele ou ela se comportaria numa reunião importante, na relação entre os colaboradores da empresa em que você trabalha ou até mesmo num conflito familiar. Esse exercício é bastante enriquecedor.

Pesquise muito

Se, por exemplo, seu personagem for um jornalista investigativo é fundamental que você conheça os meandros da profissão. Entender os jargões da área, o dia a dia, a rotina de uma redação e a pressão que recai sobre os repórteres tornarão sua criação muito mais verdadeira.

Ative sua memória

Em uma entrevista, Gabriel Garcia Marques disse que sua memória sempre foi melhor do que sua criação. Ou seja, ele afirmava que suas histórias e personagens fizeram parte de sua infância e juventude. É claro que em seus livros o realismo fantástico tornou essas recordações muito mais poéticas, mas a mensagem do Nobel de Literatura é importante. Faça uma imersão em sua memória e encontre os personagens que acompanharam você ao longo da vida.

⃰ Eduardo Villela graduou-se em Relações Internacionais e cursou mestrado em administração, ambos na PUC-SP. Trabalha com escrita e publicação de livros desde 2004, já lançou quase 600 livros de variados temas, entre eles comportamento, gestão, negócios, universitários, técnicos, ciências humanas, interesse geral, biografias e ficção infanto-juvenil e adulta. Trabalhou como editor de aquisições de livros universitários e de negócios na Editora Saraiva, editor de livros de negócios na editora Campus-Elsevier, gerente editorial de todas as linhas de publicações na Editora Gente e copublisher e diretor comercial na Editora Évora. Mais informações em www.eduvillela.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram
  • Facebook Basic Square
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social
bottom of page