top of page

Quatro livros de gestão e negócios que você precisa conhecer


Um estudo divulgado recentemente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou um quadro preocupante. Entre 2013 a 2017, o número de fechamento de empresas foi superior ao de abertura de novas companhias. Durante os quatro anos, foram registrados mais de 315 mil encerramento de empresas no País.

Entre as principais causas para esse resultado estão a falta de planejamento e, principalmente, a má gestão do negócio. Diante desse cenário é fundamental que executivos e gestores se especializem constantemente com o objetivo de adotar melhores práticas para conduzir suas empresas e atingir as metas.

E, para isso, há muitos livros que podem servir de apoio. Neste artigo destaco alguns para você colocar a leitura em dia neste início de ano e começar 2020 com o pé direito. Confira!

‘O Estilo Richard Branson de Gerir: As 10 Lições do Maior Construtor de Marcas’

Richard Branson é um empresário britânico e fundador do Grupo Virgin, que tem ainda investimentos em diversos setores como música, telecomunicação, aviação e biocombustíveis. De acordo com levantamento da Forbes em 2018, Richard Branson tem um patrimônio estimado em aproximadamente US$ 5 bilhões. Neste livro, você conhecerá os 10 segredos de liderança e gestão de um dos empresários mais conhecidos e admirados do mundo.

‘Charlie Munger: O Pensamento e a Trajetória do Bilionário Sócio de Warren Buffett’

Você conhece a história de Charlie Munger? Nesta biografia, a qual eu fui o responsável pela sua publicação no Brasil, a autora conta a trajetória pessoal e profissional do bilionário sócio de Warren Buffett na Berkshire Hathaway. Munger é um dos mais bem-sucedidos investidores da história e na obra o leitor verá como esse homem extraordinário pensa e conduz seus investimentos e negócios. Você conhecerá uma grande história de sucesso profissional sem sacrificar a família e abrir mão de princípios morais e éticos.

‘A sucessão na estratégia dos negócios: valorizar talentos, desenvolver líderes e garantir o futuro’ Rosa Bernhoeft é uma das maiores especialistas em sucessão de altos executivos do país. Foi com muita alegria que eu a acompanhei no processo de lançamento dessa obra que aborda um tema de grande relevância para as empresas brasileiras. Confira abaixo sua sinopse.

A perenidade dos negócios de uma empresa, assim como a boa execução de sua estratégia em curto, médio e longo prazos, depende de um cuidado especial com a sucessão em posições críticas de liderança. Este livro aborda a sucessão do CEO e demais executivos do C-Level.

Ele mostra ao leitor a importância de a sucessão ser tratada como um processo, e não um fato isolado no tempo. Um processo de sucessão deve (ou deveria) ser pensado, planejado e implementado a partir do primeiro dia em que o alto executivo assume sua cadeira.

Esta obra responde a muitas dúvidas e questionamentos que estão presentes na mente de empresários, acionistas, conselheiros de administração, CEOs, diretores e profissionais de Recursos Humanos, tais como: Qual papel cabe ao Conselho de Administração em um processo de sucessão? Quais são os dilemas do alto executivo que deixará uma organização? Quais são os dilemas de quem irá ocupar a posição de CEO? Quais as peculiaridades de um processo de sucessão em empresas familiares? Quais dificuldades e desafios surgem durante um processo de sucessão?

‘A Meta Da Humanização: Do Atendimento à Gestão na Saúde’ Voltado a líderes e profissionais da área da saúde, tive a honra de assessorar o Prof. Dr. Marcelo Rabahi na construção de sua obra ‘A Meta da humanização: do atendimento à gestão na saúde’. O propósito do livro é trazer aos leitores um modelo de atendimento humanizado e eficaz, estabelecendo metas ao longo do tratamento para recuperar a saúde dos pacientes. Uma obra que ajuda muito médicos, enfermeiros e outros profissionais da Saúde, equipes e instituições a conduzirem suas ações de tratamento a partir da perspectiva do que os pacientes e seus familiares esperam.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram
  • Facebook Basic Square
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social
bottom of page