top of page

Como a leitura pode nos fazer melhorar de vida e até viver mais?


Você provavelmente se lembra daquela famosa frase que ouvimos ainda na época de escola: “Um bom livro é um bom amigo”. Quem nunca passou uma boa tarde na companhia de uma leitura que fez você recarregar suas baterias e sentir leve e inspirado? No texto do blog de hoje, vamos falar como essa frase de Saint Pierre está correta e como os livros podem até aumentar sua expectativa de vida.

Um dos sentimentos que temos ao ler um bom livro é a sensação de estar imersos na história, criando uma conexão mais forte com as personagens e os acontecimentos nos quais elas se envolvem. Um estudo da Universidade de Buffalo, feito com um grupo de 140 estudantes, mostrou que após meia hora de leitura os alunos relataram se tornar parte do mundo dos personagens e ter sentimentos de satisfação semelhantes aos que temos durante interações sociais do mundo real. Curioso, né?

Outra pesquisa abordou que além de mexer com as nossas emoções, a leitura pode também melhorar a qualidade de vida. De acordo com análise feita a partir da neurociência, a leitura é benéfica para melhorar nossas habilidades intelectuais, pois ela estimula a cognição social. Para esclarecer, a cognição social está relacionada a forma como processamos e armazenamos a informação.

Esse cenário foi confirmado por outro levantamento da academia, desta vez liderado pela Universidade Northwestern em 2013. Os participantes analisados, que liam livros com frequência, apresentaram menor declínio cognitivo em comparação com as pessoas que não tinham o hábito da leitura. Outro detalhe: a turma de leitores, em média, viveu mais anos do que o outro grupo.

Esses levantamentos mostram que a importância de manter o hábito de leitura em dia pode trazer mais benefícios do que imaginamos. Nesse sentido, reforço ainda que um bom escritor é também um bom leitor, pois a leitura de outras obras faz o autor se apoderar de novas formas de aumentar seu vocabulário, melhorar sua capacidade de raciocínio e conhecimento na área.

Com quase 600 obras editadas, entre as quais estão muitos livros best-sellers, sempre destaco aos autores que a qualidade do conteúdo de suas obras pode transformar vidas. Por isso é necessário empenho para que os textos de seu livro ofereçam aos leitores conhecimentos e experiências de boa qualidade, despertem neles boas reflexões, contribuam para os ajudar a superar alguma dificuldade ou dor e mexa com suas emoções - tudo isso escrito em uma linguagem clara, acessível e calorosa. Escrever a sua obra é deixar um legado no mundo. E, para alcançar esse objetivo, a leitura é fundamental.

Fonte: https://www.nbcnews.com/better/pop-culture/why-getting-lost-book-so-good-you-according-science-ncna893256

--------------------

Eduardo Villela é book advisor e, por meio de assessoria especializada, ajuda pessoas, famílias e empresas na escrita e publicação de seus livros. Mais informações em www.eduvillela.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram
  • Facebook Basic Square
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social
bottom of page