Please reload

Posts Recentes

É POSSÍVEL conciliar o trabalho com a carreira de escritor?

December 6, 2019

1/9
Please reload

Posts Em Destaque

Planejamento gráfico de livro pode ampliar interesse de leitor sobre uma obra

November 22, 2019

 

 

Muitas preocupações passam pela cabeça de um autor durante o processo de produção de um livro. A qualidade do conteúdo, sem dúvida, é a principal delas. Mas há casos em que, mesmo com material literário denso e bem construído, a obra não decola. Existem muitas razões para que isso aconteça e uma delas, certamente, está relacionada à falha de planejamento gráfico.

 

Com quase 600 obras editadas, entre as quais estão muitos livros best-sellers, sempre destaco aos autores sobre a importância de um planejamento gráfico bem desenvolvido para ampliar a aceitação de uma obra no mercado. Ou seja, escolher com critério o formato da obra, o tipo de papel, o acabamento, a tipografia e as cores do livro é fundamental para que o produto tenha qualidade.

 

Você que está pensando em como publicar um livro infanto-juvenil, preste atenção no resultado de uma pesquisa realizada pelo instituto Project Tomorrow com professores americanos. O estudo mostrou que 67% dos educadores observaram que textos impressos em letras grandes reduziram o estresse e a ansiedade entre os alunos durante a leitura de um livro.

 

O levantamento apontou também que, depois que os livros nesse formato foram adotados em sala de aula,  48% dos alunos do Ensino Médio disseram praticar o hábito da leitura mesmo fora da escola, em períodos de lazer. A pesquisa analisou o comportamento de  1.700 alunos de oito a 18 anos em 15 colégios dos Estados Unidos.

 

O autor precisar ter em mente que para atrair a atenção de leitores hoje em dia, principalmente os jovens, é fundamental oferecer uma experiência completa para incentivar a leitura no Brasil. Afinal, há atualmente muitas outras formas de entretenimento para concorrer com o livro, as séries de streaming estão aí para provar.

 

Portanto, se você está pensando em como publicar um livro não se esqueça de que um planejamento gráfico bem construído pode ser a chave do sucesso entre o público de leitores.

 

Eduardo Villela é book advisor e, por meio de assessoria especializada, ajuda pessoas, famílias e empresas  na escrita e publicação de seus livros. Mais informações em www.eduvillela.com

Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags