top of page

Três motivos que fazem você abandonar a escrita de um livro


Sentar em frente à tela branca do word muitas vezes pode parecer desesperador para algumas pessoas, que não costumam ter familiaridade com a escrita, mas que mesmo assim sonham se tornar autores renomados.

O sucesso de grandes escritores não está relacionado com um tipo de "dom", mas sim com um entendimento profundo do tema, conhecimento das características dos leitores para os quais o livro será escrito, disciplina, planejamento, um pouco de criatividade e paixão por esse universo editorial. Além de um legado para as próximas gerações, lançar um livro também pode funcionar como um alavancador da carreira e dos negócios de seu autor, a realização do sonho de registrar memórias, experiências e aprendizados e uma forma de compartilhar suas experiências e expertise sobre algum tema.

De acordo com book advisor (profissional responsável por acompanhar o autor do início ao fim do projeto editorial) Eduardo Villela, de São Paulo, existem vários mitos que cercam a vida de um escritor principiante e muito deles prejudicam seu desempenho.

"Várias pessoas acham que para escrever um livro é preciso ter talento, inspiração e criatividade fora do comum, mas isso é bobagem. Para escrever uma obra, é fundamental se perguntar: Quais são os sonhos, as dúvidas, as angústias e os medos de seus leitores? Quais desafios e mudanças ele estão vivendo no dia a dia?", pondera.

Villela atua com escrita e publicação de livros desde 2004, já lançou livros de variados temas, entre eles gestão, negócios, universitários, técnicos, ciências humanas, interesse geral, biografias e ficção infantojuvenil e adulta, além de trabalhado como editor de aquisições de livros universitários e de negócios na editora Saraiva.

Com essa experiência na área, o profissional aponta três erros na hora da escrita.

Procrastinação

Adiar os afazeres é um dos principais erros dos novos autores, prolongar uma tarefa causa frustração e gera perda de produtividade. "O ideal é todo dia você separar um momento, de preferência no mesmo horário, para se concentrar e fazer um pouco de cada vez, assim você começa a organizar as ideias e a construir seu livro. Se você não dispõe de uma hora por dia para trabalhar em seu livro, 15 ou 30 minutos diários já ", argumenta.

Ter pouca experiência

Escrever sobre assuntos que você tem domínio é a chave para o sucesso. Pois, quanto mais argumentos forem introduzidos e trabalhados dentro de um assunto específico, você consegue criar mai vínculo com o seu público-alvo. "Para escrever seu livro, é fundamental que você como autor, conheça muito bem o tema escolhido (tanto na prática como na teoria), quem serão os seus leitores e suas necessidades, ou seja, por quais razões eles se interessarão pelo seu livro", alerta Villela.

É comum pessoas que desejam escrever um livro desistirem do sonho por não dominarem o português e terem dificuldades e pouca experiência com a escrita. "Se a pessoa conhece bem o assunto que deseja abordar e o público-alvo de leitores, ela pode contar com a ajuda de um redator para realizar a parte escrita. Este profissional produzirá os textos dos capítulos por meio de entrevistas feitas com o autor sobre o conteúdo de cada um deles. O redator atua como um escriba: ele transforma a fala do autor em texto", destaca.

Escrever sem cronograma

Ter prazos é fundamental. De acordo com o book advisor, uma pessoa que está trabalhando em seu primeiro livro levará em média de duas a três horas para escrever uma página. A conta não é difícil; se ela pretende produzir 200 páginas, investirá 400 a 600 horas de trabalho.

"A pessoa deve fazer uma reflexão de quantas horas pode separar para dedicar ao seu livro semanalmente e em seguida distribuir esse tempo de preferência diariamente. Assim, ela poderá criar um cronograma personalizado e saber o tempo que vai levar para fazer seu livro. Ajuda também sempre anotar na véspera ou logo cedinho no próprio dia de trabalho quais tarefas de construção do livro a pessoa fará em sua próxima sentada: pesquisar alguma informação, redigir um número mínimo de palavras, entrevistar alguém para um determinado capítulo e etc."

Outro ponto importante para ele é manter o foco. Para isso, desligue seu celular, trabalhe um ambiente tranquilo e blindado a interrupções para que você fique bem focado e, assim, seja produtivo.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram
  • Facebook Basic Square
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social
bottom of page