Please reload

Posts Recentes

Planejamento gráfico de livro pode ampliar interesse de leitor sobre uma obra

November 22, 2019

1/9
Please reload

Posts Em Destaque

O que você pode aprender com os grandes escritores?

July 26, 2019

 

O que você pode aprender com os grandes escritores?

 

A trajetória de grandes escritores muito admirados e reconhecidos pelo público, tanto em ficção como em não-ficção, revela que há alguns fatores em comum entre eles que explicam grande parte de seu sucesso:

 

  • Atuação em um nicho temático ou área em não-ficção (ex.: ‘educação financeira’, ‘gestão de pessoas e liderança’, ‘empreendedorismo e inovação’, ‘gastronomia’, ‘autoajuda’ e etc), ou categoria de livros no caso de ficção (ex.: terror, fantasia, suspense e etc).

 

  • Boa parte deles foi pioneiro nos temas que escreveram a respeito ou havia poucas obras concorrentes no mercado.

 

  • A grande maioria focou em um único público-alvo de leitores.

 

  • Boa parte destes autores já tinham uma formação, uma experiência, um vínculo direto e muito próximo no seu dia a dia pessoal e/ou profissional com estes públicos. Quando lançaram seus primeiros livros, não só foram percebidos imediatamente como especialistas no assunto pelos leitores, mas já tinham uma comunidade potencial de leitores a ser ativada.

 

  • Paciência, resiliência e persistência para escrever e lançar um mínimo de 5 a 10 livros. O sucesso de uma carreira como escritor assemelha-se a uma maratona e não a uma corrida de 100 metros rasos. Enxergam sua atuação enquanto escritores como uma missão de vida, uma carreira e uma paixão por criar e contar histórias e influenciar públicos por razões específicas. Em raros casos, o livro de estreia de um autor se tornou best-seller. 

 

  • Sempre se preocuparam em trabalhar muito bem o marketing de seus livros e o seu branding pessoal.

 

  • Plena clareza de suas expectativas e objetivos enquanto escritores.

 

  • Costumam fazer um bom planejamento para cada um de seus livros antes de escrevê-los, analisando possíveis diferenciais de mercado, pontos fortes e obstáculos a serem superados, necessidades dos públicos-alvo (avaliam por quais razões os leitores comprarão e lerão um livro?) e outros pontos.

 

  • Em sua grande maioria são apaixonados pelo ofício da escrita. Possuem uma rotina de escrita estabelecida. Vários autores de ficção têm, por exemplo, uma paixão, em alguns casos até uma obsessão, por inventar histórias e dividi-las com o público – existe uma forte necessidade em “colocar para fora” de suas cabeças todo o universo presente em sua imaginação.

 

  • A maioria deles expandiu o universo de seus livros, criando uma plataforma de palestras, cursos presenciais e online.

Eduardo Villela é book advisor e, por meio de assessoria especializada, ajuda pessoas, famílias e empresas na escrita e publicação de seus livros. Mais informações em www.eduvillela.com

Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square