top of page

Como o livro pode alavancar a carreira de um advogado


*Por Eduardo Villela

“Interpretar a lei é revelar o pensamento que anima as suas palavras.” A frase do jurista e legislador Clóvis Beviláqua é um bom norte para qualquer advogado que decide dividir suas ideias. Por meio da escrita de um livro, o profissional pode dividir suas opiniões, reflexões e análises com um público ainda maior, além de agregar prestígio e credibilidade ao currículo. No texto de hoje, mostro o valor que um livro pode acrescentar a trajetória daqueles que atuam no universo jurídico.

Primeiramente, quero ressaltar o crescimento do número de pessoas que passam a conhecer o nome e o trabalho do autor que lançou seu livro. Em outras palavras: advogados e outros profissionais da área do Direito, por meio de seus livros disponíveis em livrarias virtuais e lojas físicas nas principais cidades brasileiras, aumentam bem o seu alcance de público e despertam atenção em sua área de atuação. Exemplo: um autor que lançou um livro bem-escrito de noções de Direito para leigos não só ajuda os leitores a entender mais sobre como o Direito pode ser útil em seu dia a dia mas também se torna referência para eles em alguma situação de necessidade real. O livro gera boca a boca e visibilidade para a atuação deste escritor e, caso ele possua um escritório de advocacia, existe uma boa chance de parte dos leitores, ou mesmo pessoas indicadas por eles, buscarem os seus serviços e o contratarem quando precisarem de assessoria jurídica.

Exemplos de livros voltados a leigos no Direito e escritos por advogados: Superdicas para comprar bem e defender seus direitos de consumidor, de Rizzato Nunes; e Direito para empreendedores, de organização de Luiza Rezende, contando com a participação de 10 renomados advogados.

Outro ponto interessante é um livro recém-lançado de uma temática nova, que seja uma tendência e publicado por uma editora de primeira linha, ser visto pela imprensa como uma fonte interessante de pautas. Desta forma, ao desenvolver a escrita sobre o assunto de maneira fundamentada, o seu autor pode vir a receber convites para entrevistas em jornais, revistas, rádios, blogues, sites e etc. Seu nome fica em evidência na grande imprensa e na mídia especializada. Você pode se tornar um formador de opinião.

Somado aos itens anteriores, o lançamento de seu livro pode impulsionar uma carreira como palestrante, conferencista e consultor em congressos, simpósios, eventos e empresas. Em vários projetos que conduzi, presenciei uma série de casos de profissionais que tiveram suas carreiras e negócios alavancados substancialmente após se tornarem autores. Uma obra no currículo, publicada por uma editora de primeira linha, confere credibilidade e chama atenção para a atuação profissional de seu autor. Mais uma vez é o boca a boca gerado pelo seu livro que pode levar diferentes instituições a quererem contratar sua assessoria e palestras.

Para aqueles que trabalham também na área acadêmica, a escrita de livros-texto, cujo conteúdo trate dos assuntos essenciais de uma ou mais disciplinas em cursos de graduação de Direito, atende as necessidades de aprendizagem dos alunos e de ensino dos professores (adotam estes manuais como bibliografia básica de suas aulas). À medida que os livros destes acadêmicos vão sendo cada vez mais usados como ferramenta básica de estudos, eles tendem a se tornar escritores admirados pelos estudantes e professores em diferentes instituições de ensino superior nas quais as suas obras são adotadas. Além disso, passam a ser convidados para proferir aulas magnas e palestras nestas instituições, assim como recebem convites para coordenação de cursos e direção de departamentos e faculdades. Ou seja, o livro-texto universitário pode alavancar bastante a carreira acadêmica de seu autor.

Acredito que lançar um livro é uma das maneiras mais eficazes de materializar seus conhecimentos e know-how na área do Direito, visando agregar valor e contribuir para o aprendizado dos leitores. Com a experiência de ter lançado mais de uma centena de livros de autoria de profissionais liberais e autônomos, posso afirmar com tranquilidade que um livro solidifica, expande e consolida a marca de seu autor.

* Eduardo Villela é book advisor e, por meio de assessoria especializada, ajuda pessoas, famílias e empresas na escrita e publicação de seus livros. Mais informações em www.eduvillela.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram
  • Facebook Basic Square
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social
bottom of page