top of page

Como um livro pode alavancar a carreira de um Médico


Por Eduardo Villela

Há diversas ações que contribuem para que um profissional obtenha maior notoriedade no mercado, mas uma em especial pode o levar a outro patamar em sua carreira: lançar um livro. No caso da carreira médica, escrever uma obra pode ser uma boa forma do profissional dividir com o maior número de pessoas sua expertise, conhecimentos e prática em determinado assunto ou área da saúde. O médico pode lançar um livro que traga dicas e orientações para o grande público, assim como o faz em consultório com seus pacientes, esclarecendo um determinado tema e sugerindo ações concretas para que os leitores se mantenham saudáveis no dia a dia. A publicação desta obra pode ajudar na carreira de seu autor de várias formas: ele passa a receber convites para entrevistas em jornais, revistas, rádios, blogues, sites e etc; leitores que conheceram seu trabalho por meio do livro podem vir a se tornar pacientes; é requisitado para palestras. Outra opção seria os médicos escreverem livros técnicos sobre suas áreas de especialidade. Neste caso o conteúdo destas obras teria como público-alvo os estudantes de graduação em medicina ou profissionais em início de carreira. Livros técnicos tendem a abrir portas para que seus escritores sejam convidados para participar de congressos e ministrar aulas e palestras. Sugiro que você, médico e futuro escritor, inspire-se nos exemplos a seguir. Como Book Advisor, tive a honra de assessorar o Prof. Dr. Marcelo Rabahi em seu livro A Meta da Humanização: do Atendimento à Gestão na Saúde. A obra mostra que a relação médico-paciente precisa ser repensada pelos médicos e discute a importância deles praticarem um atendimento humanizado, acolhedor e atencioso com seus pacientes. É um perfil de livro mais técnico, sendo voltada para estudantes, professores de medicina e médicos em geral.

Drauzio Varella, médico oncologista e escritor brasileiro de ficção e não ficção. Ele lançou o livro Borboletas da Alma: escritos sobre ciência e saúde em que esclarece os segredos da vida mental de forma acessível até para os leigos no assunto. Escreveu também Correr: o exercício, a cidade e o desafio da maratona no qual aborda o prazer da corrida e seus benefícios.

A medicina ainda causa fascínio em muita gente, o médico e autor Atul Gawande escreveu um livro que aborda uma questão complicada, mas que faz parte do dia a dia de muitos médicos, a morte. Falando de maneira direta e franca sobre a nossa própria finitude, a obra Mortais ficou em primeiro lugar na lista de mais vendidos do New York Times.

Outra obra importante escrita por um médico é a Lugar de médico é na cozinha: Cura e saúde pela alimentação viva. No livro o Dr. Alberto Peribanez Gonzalez revela que cuidar de nossa saúde de forma preventiva é muito mais simples do que imaginamos: devemos voltar nossa atenção para os alimentos da horta e do pomar, investindo tempo em prepara-los em nossas cozinhas.

Sempre digo que lançar um livro é uma das maneiras mais eficazes de materializar, de registrar, seus conhecimentos, Know-how e vivências, visando agregar valor e contribuir genuinamente para o bem-estar dos leitores. Como Book advisor, e com a experiência de ter lançado mais de uma centena de livros de autoria de profissionais liberais e autônomos, posso afirmar com tranquilidade que um livro solidifica, expande e carrega a marca de seu autor. É um aliado poderoso na valorização e divulgação de sua atuação profissional!

* Eduardo Villela é book advisor e, por meio de assessoria especializada, ajuda pessoas, famílias e empresas na escrita e publicação de suas obras. Mais informações em www.eduvillela.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram
  • Facebook Basic Square
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social
bottom of page