top of page

Quando lideranças femininas se tornam autoras de sucesso

Por Eduardo Villela*

De acordo com dados da pesquisa Panorama Mulher 2018, feita pela Talenses em parceria com o Insper, mulheres ocupam o cargo de presidente em apenas 18% das empresas do Brasil e estão em 25% dos cargos da diretoria. Embora ainda esteja distante do ideal, este número vem crescendo gradativamente.

Nos últimos 14 anos, o número de empreendedoras aumentou 34%* no Brasil e isso significa que cerca de 7,9 milhões mulheres decidiram arregaçar as mangas e abrir micro e pequenas empresas, como uma forma de alcançar realização profissional e autonomia financeira.

Meu contato com o universo feminino ao longo da minha carreira até aqui me fez perceber as características únicas das mulheres no mundo dos negócios: atenção aos detalhes, olhar apurado para o bem-estar coletivo, tendência a negociações que beneficiem todas as partes envolvidas, facilidade em gerir equipes, interesse genuíno em desenvolver pessoas, além de diversas outras qualidades. Ou seja, as mulheres têm uma grande contribuição a trazer para melhorar a qualidade das relações profissionais em diferentes contextos de negócios. Sim, precisamos de mais mulheres como presidentes, diretoras, gerentes, palestrantes, consultoras, profissionais autônomas e liberais.

Um reflexo da importância cada vez maior da relevância e influência delas no universo dos negócios é o crescimento que observo nas prateleiras das livrarias já que cada vez mais mulheres estão escrevendo livros de carreira e gestão, tanto obras voltadas para o público feminino como outras para o masculino ou ambos. Estas autoras, ao trazerem em seus livros a sua experiência profissional e a sua visão de mundo sobre temas como liderança, carreira, estratégia empresarial e outros, estão agregando um tremendo valor aos leitores.

Sheryl Sandberg, chefe de operações do Facebook, é um ótimo exemplo. Eleita uma das dez mulheres mais poderosas do mundo pela revista Forbes, ela compartilhou seu conhecimento com o mundo em seu livro “Faça acontecer: Mulheres, trabalho e a vontade de liderar”. Na obra, ela aborda os acertos e os erros de sua carreira e traz várias sugestões e insights valiosos para as mulheres gerirem suas carreiras de forma eficaz.

Outra autora que possui um livro aclamado é Carol S. Dweck, ph.D e professora de psicologia na Universidade Stanford. No livro “Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso”, ela discorre sobre como a atitude por meio da qual encaramos a vida pode garantir êxito ou fracasso em âmbito pessoal e profissional. Segundo ela, temos um grande potencial de realização que pode ser incentivado ou inibido dependendo de nossa orientação mental frente aos desafios da vida.

Angela DuckWorth em ‘Garra: O Poder da Paixão e da Perseverança’. No livro, ela explica o que entende por “garra” e apresenta várias situações em que a garra foi essencial para o sucesso. A obra é interessante por oferecer relatos de pessoas bem-sucedidas em distintas áreas de atuação.

Mas não são apenas autoras internacionais que preenchem as prateleiras das seções de obras de Negócios nas livrarias. No Brasil, tive a honra de auxiliar e lançar vários livros de mulheres extremamente bem-sucedidas. Um deles foi o ‘Mentoring: Práticas e casos - fundamental para o desenvolvimento de carreiras’ de Rosa Bernhoeft. Pioneira na técnica de desenvolvimento de pessoas no Brasil e conselheira de presidentes e diretores de grandes empresas brasileiras, esta obra mostra formas de incentivar a troca de conhecimento entre funcionários veteranos e iniciantes e também entre aqueles que acabam de ascender a novas posições.

Para finalizar, cito também o livro de duas especialistas em desenvolvimento de carreira, Fernanda Angerami e Stella Angerami. Na obra “Bem-me-quer, Malmequer: Histórias Verdadeiras de Mulheres e Suas Escolhas de Carreiras” são abordadas histórias reais de mulheres de diversas gerações - dos 17 aos 59 anos de idade - revelando a realidade sobre a sinuosa trajetória de carreira feminina. O interessante é que o livro mostra como as mulheres conciliam na prática os papéis de mãe, filha e esposa com suas carreiras.

Os relatos, as experiências e know-how femininos na área de gestão, carreira e negócios registrados em livros são imprescindíveis e estão contribuindo para melhorar as decisões de leitores e leitoras em seu dia a dia profissional.

Você, que é uma executiva, palestrante, consultora ou empreendedora, já pensou em escrever seu livro e, assim, compartilhar com o mundo seus aprendizados, expertise e experiências?

* Dado retirado do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em 2014

* Eduardo Villela é book advisor e, por meio de assessoria especializada, ajuda pessoas, famílias e empresas na escrita e publicação de suas obras. Mais informações em www.eduvillela.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram
  • Facebook Basic Square
  • YouTube ícone social
  • LinkedIn ícone social
bottom of page